Em Cordeiros, PAA já distribuiu mais de 3 toneladas de alimentos para famílias carentes

Publicado em: 27/04/2020 15:20 | Fonte/Agência: ASCOM -Prefeitura Municipal de Cordeiros

A semana começou com comida na mesa de dezenas de famílias do município de Cordeiros, localizado a 662 km de Salvador, no sudoeste da Bahia. A compra e entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos foi realizada na última quinta-feira (23), beneficiando 60 famílias que vivem na sede e na zona rural.

No município, que tem pouco mais de 8 mil habitantes, o programa faz a diferença na vida de trabalhadores do campo e famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Desde o começo do ano já foram distribuídos mais de 3 mil quilos de alimentos a famílias de Cordeiros.

“O PAA é uma grande conquista para o município de Cordeiros que, através da parceria do Governo do Estado, está executando o programa pela primeira vez. O PAA trouxe um grande incentivo à produção, autonomia e empoderamentos dos agricultores familiares, uma vez que eles têm a certeza de que os seus produtos serão comercializados”, explica a Coordenadora Municipal do PAA, Maria do Carmo.

Entre os alimentos entregues pelo PAA no município estão banana, manga, tempero completo, raiz de mandioca com casca, rúcula, couve, acerola, melancia, maxixe e farinha de tapioca, feijão de corda e feijão verde, por exemplo.

“Além de fortalecer a agricultura familiar, o programa garante renda às famílias e oferta alimentação saudável e de qualidade para as pessoas que recebem os produtos, promovendo segurança alimentar para quem mais precisa”, completa a secretária municipal.

Para a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, Rose Pondé, “a continuidade da execução do PAA, especialmente neste cenário de pandemia, é fundamental para garantirmos uma alimentação adequada para milhares de famílias baianas. Vamos continuar atuando, por meio do PAA, para vencer a fome”.

Na Bahia, o PAA é executado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), por meio da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar, em parceria com as prefeituras municipais. Em Cordeiros, os alimentos são adquiridos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e entregues por meio dos Centros de Referência em Assistência Social, da Secretaria de Ação Social.

Fonte: SJDHDS