Prefeitura de Cordeiros realiza teste rápido para COVID-19 com Equipes de Saúde

Publicado em: 02/06/2020 07:30 | Fonte/Agência: ASCOM -Prefeitura Municipal de Cordeiros

Prefeitura de Cordeiros realiza teste rápido para COVID-19 com Equipes de Saúde

O principal teste laboratorial disponível para o diagnóstico de pacientes sintomáticos na fase aguda da COVID-19 é o teste molecular RT-PCR, em tempo real. Apesar dos testes rápidos terem uma aplicação mais reduzida e demandarem validação de sua qualidade, poderão ser úteis em situações específicas. Até o momento, o Ministério da Saúde, só dispõe de testes rápidos para detecção de anticorpos para a COVID-19, em amostras de sangue total, soro ou plasma humano. Resultados não reativos não excluem a infecção por SARS-CoV-2 e resultados reativos não podem ser usados como evidência absoluta de COVID-19.

A indicação dos testes rápidos é exclusiva, neste momento, para profissionais de saúde ativos (serviços assistenciais e de gestão), profissionais de segurança e seus familiares (com contato domiciliar) e idosos sintomáticos – indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória – para coleta a partir do 8º dia de início de sintomas. No caso dos profissionais de saúde e segurança, adicionalmente, estes deverão já estar assintomáticos há pelo menos 72 horas.

Diante disso a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a testagem de todos os profissionais envolvidos na saúde, a iniciativa tem por objetivo a segurança dos profissionais e zelar pela saúde de cada um, uma vez que durante todo o tempo são expostos a contaminantes.

Reforçamos a importância de manter em isolamento e do uso da máscara nos momentos fora de casa para uma maior prevenção contra a doença!

Cordeiros na Luta contra o Coronavírus, essa luta é de todos nós!

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE